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Questão sobre Conceito de Modernidade

Filosofia

Originais Teachy

'EM13CHS102'

Conceito de Modernidade

Médio

(Originais Teachy 2023) - Questão Médio de Filosofia

No contexto do Iluminismo, um movimento intelectual que enfatizava a razão, a liberdade e os direitos individuais, surgiu a ideia de modernidade, definida como uma ruptura com o passado e a busca pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com base nesse conceito, a noção de civilização e barbárie foi estabelecida, às vezes julgando grupos e culturas que não seguiam os ideais iluministas, como inferiores. A partir dessa perspectiva, qual das seguintes afirmações corretamente relaciona "civilização" e "barbárie" com o Iluminismo?
a.
A modernidade é sinônimo de barbárie, pois os ideais iluministas não se coadunam com os valores humanos universais.
b.
A barbárie só poderia ser erradicada por meio de uma revolução violenta e a imposição de valores iluministas à força.
c.
A civilização era vista como uma progressiva transformação dos povos considerados bárbaros para a adoção de valores e instituições iluministas.
d.
O Iluminismo pregava que todas as culturas eram igualmente válidas e não havia distinção entre civilização e barbárie.
e.
A civilização e a barbárie eram conceitos puramente religiosos e estavam separados de ideias políticas e filosóficas.

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A construção da moralidade é um processo complexo que envolve aspectos culturais, sociais e individuais. Através da filosofia moral, tentamos compreender como as pessoas desenvolvem seus sistemas morais e como estes são aplicados no dia a dia. Considerando as teorias éticas de Kant, que valoriza a autonomia e a universalidade das regras morais, e de Stuart Mill, que se baseia na maximização da felicidade e na noção de utilidade, elabore um texto que discuta a aplicabilidade prática dessas teorias em situações cotidianas, considerando a complexidade das relações humanas e as possíveis tensões entre princípios universais e a diversidade de valores culturais. Em sua resposta, analise como um cidadão pode tomar decisões morais e lidar com conflitos éticos utilizando elementos das teorias de Kant e Mill, e discuta os desafios e limitações que essas teorias apresentam quando confrontadas com a realidade plural de uma sociedade.'

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Em um contexto onde avanços científicos e tecnológicos transformam profundamente a maneira como vivemos, a ética se torna central para a reflexão sobre o impacto dessas mudanças. Essa reflexão é permeada por questões de liberdade, cultura e religião, que muitas vezes entram em conflito ou em diálogo com a ciência. Arthur Caplan, um dos mais proeminentes bioéticos contemporâneos, argumenta que 'sem um entendimento sólido da ética, a ciência pode ser muito perigosa'. Considere o seguinte cenário hipotético: Um grupo de neurocientistas afirma ter desenvolvido uma tecnologia capaz de prever com 99% de precisão tendências criminosas em indivíduos com base em padrões de atividade cerebral. Essa tecnologia tem o potencial de ser revolucionária no que diz respeito à prevenção de crimes, mas também levanta sérias questões éticas, especialmente relacionadas à liberdade e à presunção de inocência. A partir da perspectiva da ética, liberdade, cultura e religião, discuta: 1. Como diferentes sistemas de valores e crenças podem informar a abordagem de uma sociedade em relação ao uso e regulação de uma tecnologia controversa como a descrita no cenário? 2. Avalie criticamente a afirmação de Caplan, usando exemplos concretos de como a falta de consideração ética pode transformar descobertas científicas em 'perigas' para a sociedade.

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